Meus pensamentos sobre: Esfera, de Michael Crichton
Informações sobre o livro
Análise
Essa foi minha primeira experiência com Michael Crichton. Tirando as partes estranhas da narrativa quando se refere a personagens femininas (foram mais vezes do que eu poderia imaginar), a história é boa. Apesar de ter achado o Norman uma pessoa desesperada demais, gostei dos comentários e análises psicológicas sobre o que ele estava vendo.
Algumas conversas científicas também são legitimamente interessantes, como as conversas sobre a hipótese do evento único, o problema antropomórfico, a teoria da congruência. São pedacinhos de informação mastigada para o leitor, é claro, mas não achei isso ruim porque tenho interesse real em ler sobre essas coisas externamente, e fiz destaques no livro pensando nisso.
Porém não dá pra ignorar a forma como ele incluiu algumas descrições e comentários desnecessários sobre mulheres, especialmente a Beth. Dá pra entender que, por um lado, são os personagens sendo pessoas ruins, já que isso não é um livro de herói bonzinho que vence o mal. Mas todo trecho que fala disso pareceu forçado, e fico na dúvida se não era projeção do Crichton falar daquele jeito. Independente de qual for, foi desnecessário.
#livros #non-tech #pensamentos #ptbr #leituras-2025 #mídia-2025
Comentários
Você pode usar sua conta no Fediverso (por exemplo Mastodon, e muitas outras redes) e responder a este post para comentar aqui.