Academia, fazer exercícios, e dieta com IA
Eu não gosto da ideia de frequentar academia. Nunca pisei em uma, mas já não gosto da carga mental do ambiente, nunca gostei. Não é problema ter que conhecer as pessoas e instrutores, aprender a usar aparelhos etc. Isso é o de menos. Acho que meu principal problema até pouco tempo atrás era meu corpo. Simplesmente não me sentia bem com a ideia da exposição (e não me sinto ainda). Mas esta parte está começando a mudar.
Por influência de alguns amigos comecei a fazer exercícios em casa, desses guiados por aplicativo mesmo. Eu nunca tinha feito isso na vida, meio que sempre fui sedentário mesmo. Na primeira semana eu já estava colhendo os benefícios de estar ativo, e é incrível como continua melhorando com o tempo. A ideia é adquirir o hábito de me exercitar, a ponto de sentir falta de fazer os exercícios. Nada melhor do que colocar uma penalidade financeira pela falha: quem não cumprir a meta da semana precisa fazer um PIX de R$ 10,00 para alguma boa causa. Nem decidimos a causa ainda, porque nenhum de nós falhou até agora. Somos em três no grupo e estamos na quarta semana - meio cedo para dizer que virou hábito, mas estou no caminho.
O principal benefício, além de estar me sentindo bem melhor com meu corpo e ter perdido quase 2 kg sem fazer dieta nem me preocupar diretamente com isso, são os picos de energia ao longo do dia, especialmente depois da atividade. É bom demais ter coragem pra fazer as coisas, algo que estava em falta há alguns meses. Isso vem combinado com uma suplementação de vitamina B12, cujos baixos níveis já estavam me causando alguns problemas neurológicos. Com esse pacote todo, sinto-me muito mais atento, concentrado e, principalmente, criativo. Tanto que, depois de muito tempo, estou voltando a escrever alguma coisa para o site, que passou por cerca de 3 anos de abandono.
Eu também gosto muito da ideia de fazer cardio, sempre gostei de correr. Estava com alguns receios no ano passado, mas um cardiologista pediu exames e já disse que meu coração tá perfeitinho. Então é mais uma coisa que eu quero continuar inserindo na rotina e criando hábito também. Inclusive aceito dicas de treinos para fortalecer joelho, porque os meus ficam bem doloridos quando corro. Reflexo do tempo sedentário também.
Não é que agora eu vá frequentar academia, pois ainda tenho alguns problemas com a cultura do local em geral. O culto ao corpo, narcisismo, comparação etc. É mais fácil criar coragem pra fazer ao ar livre, comprar uns pesos e variar os exercícios, de repente usar aqueles aparelhos que ficam em praças pelo bairro aqui do que começar academia. Mas ter vencido uns 20% dos meus problemas de autoimagem e ter perdido um pouco de peso é um ótimo começo pra mim. Não que eu esteja postergando o compromisso - muito pelo contrário, estarei aumentando o comprometimento com meu objetivo, com meu próprio corpo, e minha saúde.
A lição é que o mais importante é começar com o que se tem. Qualquer um pode baixar qualquer aplicativo e começar (a não ser, é claro, quem tenha alguma necessidade legítima de apoio e precise de acompanhamento profissional). Depois disso, é manter o costume de fazer todo dia ou toda semana por tempo suficiente para virar hábito. Feito isso, fica cada vez mais fácil continuar. E os benefícios chegam rápido, hein!
Mudando de pato pra ganso, eu ando bem cauteloso com essas IAs que surgiram por aí nos últimos anos. Desde o começo tenho tratado todas como se fossem pessoas conhecidas por serem mentirosas, e acho que todo mundo deveria usá-las assim. Já que praticamente nenhuma delas cita fontes, é impossível ter segurança com o que elas informam. Dito isso, tenho usado para algumas consultas, ao menos para colocar pensamentos e linhas de pesquisa em ordem. Como se elas me ajudassem a padronizar as coisas pra eu fazer o trabalho por conta. Como se elas fossem assistentes, uma descrição que muitas delas realmente levam no nome.
Aí num dia desses eu fiz umas consultas sobre alimentação e pedi pra ela montar uma dieta semanal completa pra mim. Até que funcionou. É óbvio que é melhor marcar consulta com nutricionista, mas algumas pesquisas e estudos já me indicaram que a tal dieta montada pelo robô não é tão ruim assim, e com algumas adaptações pode funcionar muito bem. Não estou advogando que todos façam isso, mas normalmente quando se pesquisa por dietas na internet, o que mais se encontra são sites com SEO montado para gerar tráfego, o que não significa bom conteúdo. Então talvez nesse sentido a IA sirva pra ir direto ao ponto, sabe?
Ainda tenho minhas dúvidas de como me sinto em relação a IAs e certamente vou atrás de uma orientação profissional em breve. Mas foi uma experiência interessante.
No mais, amigos, o que me resta é continuar treinando e me mantendo ativo. Isso tem sido muito bom, e me arrependo de não ter percebido isso antes. Ou ter achado que não tinha tempo para treinar, que minha rotina não iria comportar isso muito bem. Eram mentiras que eu contava para mim mesmo e é bom finalmente me livrar delas. E você, como anda a rotina de exercícios? Se não faz, acha que dá pra encaixar meia horinha por dia pelo aplicativo aí pra começar?
Comentários
Você pode usar sua conta no Fediverso (por exemplo Mastodon, e muitas outras redes) e responder a este post para comentar aqui.